Curso preparatório para o CACD

Como cursos preparatórios para o CACD enganam alunos

Cursos preparatórios para o CACD

Se você estuda para o CACD há alguns anos, provavelmente já teve algum tipo de problema com cursos preparatórios.

Neste post eu vou explicar quais medidas você deve tomar para garantir que nenhum cursinho consiga aproveitar-se de sua boa-fé.

Quais são as estratégias mais comuns que cursos preparatórios utilizam para explorar seus alunos?

 

  • Limitar o número de visualizações de vídeos;
  • Trocar de professor quando o curso está em andamento;
  • Oferecer pacotes de aulas com profissionais menos qualificados;
  • Oferecer aulas desnecessárias;
  • Vender o mesmo curso múltiplas vezes.

 


Limitar o número de visualizações dos vídeos

cusrsos preparatórios cacd olhos

Essa é a reclamação recorde! Devido ao fato de eu publicar textos com regularidade aqui no blog, recebo uma chuva de mensagens de candidatos frustrados com o estado do mercado de aulas em vídeo para o CACD.

Já me pediram, múltiplas vezes, para expor cada um dos cursinhos aqui no blog e falar para o mundo inteiro sobre as práticas nefastas da indústria.

Bom, eu não vou mencionar o nome de nenhum curso preparatório, mas vou explicar como você pode se proteger.

Gostaria de deixar claro que eu entendo a frustração de quem já foi explorado. Fui vítima de um dos cursinhos mais famosos para o CACD e me senti completamente impotente ao perceber que não havia muito o que fazer, principalmente em meio à correria dos estudos pós-edital.

Certa vez, após pagar uma pequena fortuna por algumas aulas em vídeo, tive problemas com a minha conexão da internet e acabei abrindo o mesmo vídeo 3 vezes.

 

Adivinha o que aconteceu?

 

O sistema do cursinho mostrou uma mensagem bastante parecida com esta:

 

“Você atingiu o limite de 3 visualizações por vídeo. Acesso negado”

 

Eu estava em meio a uma série de aulas de Economia, pois a prova aconteceria em algumas semanas e, como sempre, eu estava bastante atrasado.

Sem pensar duas vezes, entrei em contato com a secretaria do curso preparatório para o CACD, expliquei a situação e, obviamente, aguardei o retorno deles com tranquilidade, pois tratava-se de um problema diminuto. Algo de fácil resolução

Mas….

Eu estava errado. Bastante errado.

O curso preparatório teve a audácia de me informar que, caso eu quisesse assistir àquela única aula mais uma vez, deveria comprar o curso completo de novo.

Fiquei enfurecido, revoltado e, mais ainda, desesperado porque eu realmente precisava daquela aula. Assim como a maioria daqueles que algum dia estudaram para o Concurso de Admissão à Carreira Diplomática, a disciplina de Economia era algo muito distante da minha realidade pré-CACD.

Não pude fazer muita coisa. Entrei em contato com a secretaria mais duas vezes e eles jamais me deram o acesso que eu havia pedido.

Por um lado, isso foi bom. Aprendi minha lição e hoje posso explicar, precisamente, como você pode se proteger dessa atitude abusiva por parte dos cursinhos.

 

Antes de prosseguir com este pequeno tutorial, preciso fazer três observações importantíssimas:

 

  • Eu entendo que os cursos preparatórios, por vezes, são forçados a impor um limite às visualizações, pois também existem muitos candidatos de má-fé que distribuem as aulas em vídeo e inviabilizam o trabalho honesto de professores que vivem do CACD.

 

  • Antes de colocar em prática aquilo que irei descrever abaixo, peço que você leia com bastante atenção o contrato que assinou quando contratou o serviço de qualquer um dos cursos preparatórios do mercado e certifique-se de que esse mesmo contrato não proíbe o download dos vídeos. O contrato é um documento formal e deve ser respeitado integralmente;

 

  • Sou absolutamente contra a distribuição de aulas em vídeo sem a devida autorização e peço que você utilize a estratégia abaixo somente para resguardar-se de eventuais abusos por parte dos cursos preparatórios, jamais para distribuir aulas ilegalmente.

 

 

Vamos ao tutorial

 

Como fazer download de aulas em vídeo para o CACD

Há uma miríade de programas que possibilitam o download de vídeos como aqueles que são utilizados nas plataformas de cursos preparatórios, mas nenhum deles funciona tão bem quanto esta extensão para o navegador Chrome:

 

 

A instalação é praticamente instantânea e o programa é grátis caso você não precise baixar muitos vídeos ao mesmo tempo.

Caso você tenha algumas dezenas de vídeos para baixar, vale a pena a pena utilizar a versão paga, que custa menos de 1 dólar por mês.

Esse programa oferece downloads extremamente rápidos e, em apenas um dia, é possível coletar mais de 100 aulas em vídeo.

 

Como armazenar suas aulas em vídeo

Não cometa o mesmo erro que eu!

Deixar suas aulas no HD do seu computador é um erro estúpido e pode custar extremamente caro.

Quando decidi fazer download de todas as minhas aulas, estava matriculado em 3 cursos diferentes. Tinha acesso a mais de 60 aulas e decidi deixá-las, todas, no meu computador.

Além de ocupar parte significativa do meu HD, manter as aulas no meu computador causou um problema muito maior, pois era impossível transportá-las para a biblioteca, onde eu sempre estudei.

Foi aí que eu decidi comprar alguns HDs externos portáteis para guardar o material.

Seria possível armazenar as aulas em apenas um HD externo, mas eu queria garantir que teria, sempre, pelo menos duas cópias de cada aula em um local diferente caso perdesse algum dos HDs. Além disso, eu sabia que continuaria a fazer download de mais aulas no futuro, por isso precisaria de mais espaço.

Abaixo estão os HDs externos portáteis que comprei. Cada um deles tem espaço para centenas de aulas. É extremamente cômodo transportá-los para a biblioteca (eles cabem no bolso de uma calça jeans) e conectá-los diretamente ao meu laptop, por meio do qual posso assistir às aulas quando quiser:

 

HDs externos para o CACD

Comprei dois HDs Seagate, de 1 Terabyte:

 

Dica importante:

Sempre deixe pelo menos uma cópia das suas aulas em casa. Você pode comprar um HD externo para levar com você para onde for, e outro para deixar em algum lugar bem seguro. Caso algo aconteça com o HD que você costuma levar à biblioteca, você sempre terá sua cópia bem guardada em casa.

 


Trocar de professor quando o curso está em andamento

Troca de professores do CACD

Nem sempre os cursos preparatórios fazem isso com o intuito de prejudicar o aluno. Às vezes, realmente há episódios emergenciais e o professor pode torna-se indisponível justamente quando você mais precisa.

Infelizmente, nem sempre é assim.

Eu acabei sendo vítima dessa tática também.

Um cursinho muitíssimo conhecido contratou um ótimo professor para ministrar um curso inteiro. Eles cobriram a internet de propagandas até conseguir uma enorme lista de estudantes.

Pois bem! Por volta da terceira aula, o professor foi simplesmente substituído! Ainda faltavam mais de 17 aulas.

Eu, obviamente, reclamei de todas as maneiras possíveis. Mandei e-mail, liguei, esperneei. Não adiantou de nada.

 

O curso preparatório simplesmente afirmou:

Esse caso está contido no contrato, estamos no nosso direito.

 

Ainda em protesto, pedi algum tipo de compensação pela substituição vergonhosa logo no início do curso, mesmo que essa compensação ficasse restrita a aulas extras.

 

Eles continuaram inflexíveis.

 

O que fazer nesse caso?

Recomendo que você reclame abertamente na internet. Vá ao Reclame Aqui e se faça ouvir. Infelizmente, alguns donos de cursos preparatórios estão dispostos a prejudicar alunos por um punhado de reais. Não se deixe explorar.

 


Oferecer pacotes de aulas com profissionais menos qualificados

Prática absurdamente comum.

Os cursos preparatórios para o CACD fazem propagandas com o rosto de algum professor renomado, uma estrela, e tentam te convencer de que os demais professores que vêm no pacote também são estrelas, ou seja, você estaria contratando uma constelação.

Veja como essa tática é desleal.

Não só o curso preparatório leva você a pagar por aulas de professores que não são tão bons, mas ele faz você pagar o mesmo preço que pagaria pelo melhor professor do mercado naquela disciplina.

Você perde duplamente!

Por isso eu digo e repito. Não compre aulas em pacotes! Contrate cada professor individualmente. Assim você garante que estudará somente com os melhores profissionais do mercado. Isso é essencial caso você queira a aprovação o mais cedo possível.

Eu descrevo exatamente quais são os melhores professores de cada matéria neste post: Como começar a estudar para o CACD.

 


Oferecer aulas desnecessárias

lata de lixo

O edital do CACD, às vezes, parece infinito, mas ele não é.

Os cursos preparatórios oferecem algumas aulas que considero essenciais:

 

  • Cursos Regulares: teoria e um pouco de prática;

 

  • Cursos de Exercícios Objetivos: resolução de provas anteriores;

 

  • Cursos de Discursivas: preparação para as redações.

 

Até aqui, tudo bem. São aulas úteis e fazem a diferença no seu aprendizado. Essas aulas realmente te levam para mais perto do Itamaraty.

Mas, para muitos cursos preparatórios, é preciso ganhar sempre mais. É aqui que começam a surgir aulas que são absolutamente desnecessárias para a sua prova.

Há monstruosidades como aulas específicas sobre:

  • Relacionamento Estados Unidos – Arábia Saudita;
  • Conflitos no Mar da China;
  • Guerra Comercial Estados Unidos – China;
  • E por aí vai…

 

Esses assuntos são importantes?

São!

Esses assuntos merecem aulas exclusivas (e pagas)?

Não!

Se você está pagando para assistir a aulas inteiras sobre assuntos que talvez (e esse é um enorme talvez) apareçam em algum item da prova, você está sendo enganado. Invista seu tempo naquilo que importa, naquilo que você sabe que realmente estará na sua prova.

A melhor maneira de fazer isso é ler os livros obrigatórios para o CACD. Aqui vai o link: Bibliografia Obrigatória Para o CACD.

 


Vender o mesmo curso múltiplas vezes

Reciclagem de aulas CACD

Um argumento fundamental de venda dos cursos preparatórios para o CACD é o seguinte:

 

As aulas são gravadas novamente a cada turma. Você sempre terá o material mais atualizado.

 

Candidatos, acordem para a vida! O CACD muda, mas não muda tanto assim.

Com a clara exceção da disciplina de Política Internacional e, em algum grau, de Geografia, as mudanças no CACD são graduais. As aulas de História do Brasil ministradas há 5 anos e as ministradas hoje são virtualmente iguais.

Não existe nada capaz de corroborar a ideia de que um curso gravado hoje seja substancialmente melhor que outro gravado há seis meses. Eles são a mesma coisa. As únicas diferenças são a entonação da voz do professor e as pausas enquanto ele fala.

Cursos preparatórios gravam as aulas múltiplas vezes somente para justificar múltiplas compras por parte dos alunos. Eles criam uma demanda completamente falsa para que você pague a conta.

Os cursinhos tentam fazer com que você sinta como se tivesse ficado para trás caso não tenha assistido às aulas gravadas ontem ou na semana passada. As coisas não funcionam assim.

Por isso sou tão enfático quando digo que você deve contratar os melhores professores do mercado, mesmo que sejam mais caros. Dessa maneira, você precisará pagar pelas aulas apenas uma vez.

Seja inteligente. Não jogue seu dinheiro fora. Não pague múltiplas vezes por aulas da mesma disciplina.

A menos que haja uma mudança fundamental na estrutura da prova, o que muitos temem com a ascensão do novo governo, não há nenhum motivo para que você assista a um curso regular da mesma matéria mais de uma vez.

 


Conclusão

 

Essas dicas podem fazer a diferença na sua preparação para o CACD. Candidatos inteligentes estudam de maneira sistemática e racional. Assim eles economizam dinheiro e, principalmente, tempo.

Valorize aquilo que você tem. Não entregue seu dinheiro e passe suas tardes em uma biblioteca empoeirada enquanto os donos de cursinhos pegam sol na Califórnia.

Exija seus direitos.

 

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *