Bibliografia de História Mundial para o CACD

“ Não vale a pena dedicar muito tempo à matéria de História Mundial para o CACD ”.

Eu sei, a frase é absurda. Mas eu já ouvi afirmações bem parecidas pelos cursinhos dedicados ao Concurso de Admissão à Carreira Diplomática ( CACD ) em Brasília.

A argumentação daqueles que defendem essa ideia baseia-se no fato de História Mundial não ser uma matéria cobrada especificamente durante a terceira fase do concurso, a qual se resume a questões discursivas acerca de quase todas as matérias.

Muitas vezes os candidatos tendem a deixar História Mundial de lado, pois consideram a matéria relativamente menos importante que História do Brasil.

 

Por esse motivo é tão importante combater alguns mitos como:

1) MITO: História Mundial não cai na terceira fase;

VERDADE: Não só cai na prova como influencia a nota de virtualmente todas as outras matérias.

Você precisa entender que, embora o edital não determine um dia específico para a prova de História Mundial, o conhecimento dessa matéria é absolutamente necessário para a argumentação em questões de outras disciplinas fundamentais como Política Internacional.

Os professores que compõem a banca que corrigirá a sua prova concordam que política interna e política externa brasileira exercem influência mútua e contínua. Assim torna-se necessário ao menos mencionar os eventos do cenário internacional caso queiramos compreender o desenrolar daquilo que acontece no Brasil.

Você precisa compreender que  a disciplina História Mundial necessariamente permeará suas respostas nas provas de: História do Brasil, Política Internacional, Economia, Inglês e tantas outras.

Não negligencie a lista de livros abaixo. Estude cada um deles com afinco caso queira obter um bom resultado no CACD desse ano.

2) MITO: História Mundial é relativamente menos importante que as outras matérias;

VERDADE: O oposto faz muito mais sentido. Possivelmente essa matéria é a mais importante do certame.

Além da óbvia importância durante a terceira fase, História Mundial tem um peso gigantesco na primeira parte do concurso, antigamente chamada de Teste de Pré-Seleção (TPS).

A prova objetiva da disciplina estende-se por várias páginas e os itens são mais longos, profundos e sutis que aqueles encontrados nas questões de Direito e de Economia, por exemplo.

A mensagem que eu quero te passar é a seguinte: desconsidere o fato de não haver uma prova específica de História Mundial na terceira fase. Estude cada tópico do edital com atenção redobrada e dedique-se verdadeiramente às leituras aqui indicadas:


História Mundial


1) História das Relações Internacionais Contemporâneas

Autor: José Sombra Saraiva

História das Relações Internacionais Contemporâneas

História das Relações Internacionais Contemporâneas

Simplesmente a obra mais importante da lista. O livro está alinhado ao entendimento interpretativo da banca e percebe-se claramente que alguns itens são retirados diretamente de suas páginas.

Possivelmente, dentre todas os textos sobre História Mundial, esse é o que tem maior potencial para elevar sua nota no CACD.

A leitura não é necessariamente simples, uma vez que nos capítulos os assuntos são abordados com notável profundidade. Entretanto, cada minuto investido aqui é recompensado durante a prova.

Esse não é o tipo de livro que deve ser lido apenas uma vez, tampouco recomenda-se exaurir seu conteúdo rapidamente. A obra deve ser utilizada como um manual, deve ser rabiscada e consultada durante toda a sua preparação para a prova, particularmente para a primeira fase.

Se eu tivesse de escolher apenas um livro de História Mundial para estudar, certamente seria esse.


2) O Mundo Contemporâneo

Autor: Demétrio Magnoli

O Mundo Contemporâneo

O Mundo Contemporâneo

Esse livro serve como uma revisão bem leve dos principais tópicos da História Mundial contemporânea.

Quando estudamos História, por vezes nos perdemos no emaranhado de atores e de acontecimentos. Às vezes é difícil compartimentalizar mentalmente eventos que aconteceram concomitantemente.

Ao filtrar acontecimentos secundários, o livro permite que o leitor possa focar sua atenção somente naquilo que é mais relevante para cada momento histórico. Essa característica é primordial para aqueles que precisam realizar uma enorme revisão antes da prova, que é o caso de todos que estudam para o CACD.

Trata-se de uma leitura suplementar, porém bastante didática. Algumas de suas vantagens são:

  • Mapas claros e muito bem elaborados;
  • Textos coesos, apesar de superficiais;
  • Compatibilidade com o edital.

3) A Era dos Extremos

Autor: Eric Hobsbawm

A Era dos Extremos

A Era dos Extremos (Eric Hobsbawm)

Talvez essa seja a obra mais polêmica da lista. A importância que a banca atribui a tudo o que Hobsbawm escreve é inquestionável. A autoridade do autor transborda seus próprios livros e alcança virtualmente tudo que foi escrito depois dele, inclusive livros dos demais historiadores dessa lista.

Você deve estar se perguntando:

Ora! Se Hobsbawm é tão importante para o CACD, por que essa obra é tão polêmica?

Simplesmente porque ela é muito extensa!

O autor britânico aborda cada assunto com o objetivo de explicar todos os aspectos das sociedades em análise. Nenhuma outra obra será capaz de te ensinar tanto sobre História Mundial como a coleção de “Eras” escritas por ele, entretanto isso tem um preço alto. Seu tempo.

Vantagens das “Eras”:

  • Fonte utilizada pela banca para criar itens;
  • Detalhamento extremo dos tópicos do edital;
  • Visão holística dos acontecimentos: política, cultura, economia, está tudo lá.

 

Desvantagens das “Eras”:

  • Obras muito extensas;
  • São indicadas somente para candidatos intermediários e avançados;
  • O nível de profundidade das análises é maior do que você necessita para o CACD.

 

Novamente você me pergunta:

“E então, o que devo fazer? ”

Caso você já tenha lido as outras obras e esteja seguro do conteúdo, vale a pena comprar A Era dos Extremos.

Se você anda um pouco enferrujado e ainda precisa encarar o restante das obras listadas aqui, não se preocupe muito. Várias pessoas já foram aprovadas no CACD sem ler esse livro.

De qualquer maneira, se você estiver determinado a ler o trabalho de Eric Hobsbawm, atenha-se a Era dos Extremos e deixe as demais “Eras” para aqueles que já estão estudando para o CACD há anos e têm tempo sobrando.


4) História dos Estados Unidos (das Origens ao Século XX)

Autor: Leandro Karnal

História dos Estados Unidos

História dos Estados Unidos

Como o título revela, esse livro tem alcance muito mais restrito. Embora possa parecer excesso de zelo ler sobre uma nação específica que não seja o Brasil, é impossível dissociar o desenvolvimento da História Mundial contemporânea do processo de formação dos Estados Unidos da América.

Assim como as decisões tomadas desde a chegada do Mayflower à costa leste da América do Norte tem influenciado o Brasil há séculos, elas também tiveram relevância ímpar no restante do planeta.

A banca do CACD tem demonstrado contínuo aprofundamento do conteúdo relativo à história americana a cada ano.

Já se foi o tempo no qual era possível explicar a Crise de 1929 com argumentos de livros do ensino médio. Atualmente seu conhecimento precisa ir muito além. Por isso considero fundamental que você domine as principais políticas americanas para o mundo além das motivações dos atores nelas envolvidos.

Escolhi essa obra, pois a leitura se desenvolve sem esforço. Assemelha-se mais a entretenimento que estudo e, mesmo assim, ajuda a elevar a pontuação do candidato no CACD.

Você encontra esse livro aqui: História dos Estados Unidos


5) América Latina Uma História de Sangue e Fogo

Autor: John Charles Chasteen

América Latina Uma História de Sangue e Fogo

América Latina Uma História de Sangue e Fogo

Dentre todos os tópicos de História Mundial, certamente esse sobre América Latina é o mais complicado de dominar. Além não termos a base de conhecimento necessária devido ao currículo aplicado nas escolas brasileiras, a quantidade de livros compatíveis com o CACD é particularmente pequena.

A maioria dos candidatos não conhece verdadeiramente o tema e procura adiar essa parte do estudo até a hora da prova. Esse é o principal motivo para tantas reclamações acerca dos itens da prova relacionados à história latino-americana.

Você já está recebendo o aviso agora. Não deixe esse livro para depois.

Com a leitura detida da obra, você assumirá a liderança em relação aos seus concorrentes e estará muito mais apto a responder itens que parecem impossíveis aos olhos dos demais.

O fato de os nomes dos personagens serem bastante parecidos e de as alianças estenderem-se além das fronteiras de cada Estado pode tornar a leitura difícil e improdutiva. Não se deixe abater por isso.

Leia aos poucos. Retorne às páginas anteriores quantas vezes forem necessárias. Não prossiga aos capítulos seguintes sem dominar o assunto.

 

Muitas pessoas têm me mandado e-mail dizendo que é dificílimo encontrar esse livro. É verdade, a obra é uma raridade. Portanto precisamos recorrer ao plano B. O livro recomendado logo abaixo é muito mais barato e fácil de encontrar. É o mesmo que li durante minha preparação.

História da América Latina

Autor: Prado e Pellegrino

História da América Latina CACD

História da América Latina


6) História da Civilização Ocidental

Autor: Edward Burns

História da Civilização-Ocidental

História da Civilização-Ocidental

Esse é um dos clássicos da bibliografia. Embora o CACD tenha mudado muito durante os últimos anos e obras nacionais, citadas ao longo dessa lista, tenham se tornado mais importantes para o certame, a leitura desse livro é a introdução ideal à matéria de História Mundial.

Os capítulos são bem didáticos e os temas não são explorados de maneira a causar qualquer tipo de confusão. É perfeitamente possível que qualquer pessoa, mesmo alguém que não tenha conhecimento prévio de História Mundial, consiga acompanhar o desenvolvimento dos capítulos sem maiores dificuldades.

Correntemente, vejo candidatos simplesmente ignorarem essas obras introdutórias por considerá-las simplistas. Não cometa esse erro.

Independente do seu rendimento durante o ensino médio ou da sua formação acadêmica, sempre há lacunas no aprendizado. Ao evitar leituras importantes para a banca, você acaba se colocando em posição de fragilidade frente a itens mais complexos.

Entenda: eu não recomendo que você leia tudo que há pela frente, mas também não é razoável negligenciar livros importantes. É preciso ter equilíbrio, por isso essa lista é tão importante.


Apostilas para o CACD

O estudo de História Mundial para o CACD pode parecer mais errático que as demais matérias, pois a disciplina é demasiadamente abrangente.

Você pode ser tomado pela impressão de que, não importa o quanto estude, a matéria simplesmente não tem fim. Embora essa percepção esteja parcialmente alinhada à realidade, é importante que você saiba que é, sim, possível alcançar uma ótima pontuação caso você siga a estratégia correta.

Lembre-se, o livro mais importante para a sua preparação é o História das Relações Internacionais Contemporâneas, de José Sombra Saraiva. Dedique-se o máximo possível ao domínio completo daquilo que está escrito ali.

Uma vez que você sentir bastante segurança em relação ao conteúdo, comece a explorar as demais obras, que são mais específicas.


Continuando os Estudos

Agora que você já sabe o que estudar para a sua prova de História Mundial, visite a página sobre a Bibliografia de História do Brasil para o CACD.


Plataforma de Estudo de Atualidades

Acompanhe as notícias diárias de maneira simples e eficiente:

atualidades-trump-kim

27 respostas
  1. Gabriela Rodrigues
    Gabriela Rodrigues says:

    Boa tarde. Sabe me informar onde posso encontrar a obra “América Latina – Uma História de Sangue e Fogo” para comprar? Obrigada.

    Responder
    • Bruno
      Bruno says:

      Gabriela,

      Você encontra esse livro com bastante facilidade na versão em inglês. Basta entrar no site da Amazon.com e procurar por: Born in Blood & Fire: A Concise History of Latin America.

      É possível encontrar o livro usado por até 15 dólares.

      Uma dica importantíssima: compre na AMAZON.COM (é muito mais barato) e não na AMAZON.COM.BR. A diferença de preço é gigantesca.

      Até mais!

      Bruno

      Responder
  2. João
    João says:

    Boa noite!

    No livro de história do Burns, podemos pular os 3 primeiros capítulos e começar pela revolução industrial? Porque é aí que começa o conteúdo segundo o edital…

    Responder
    • Bruno
      Bruno says:

      Oi, João!

      Você pode seguir essa regra para todos os livros de História Mundial: não leia nada anterior à Revolução Gloriosa.

      A Revolução Gloriosa já foi cobrada no CACD e é considerada o ponto de partida dos estudos por todos os cursos preparatórios.

      É bastante importante que você não desperdice tempo lendo capítulos que não caem na prova. O fato de você ter essa preocupação demonstra claramente que você está no caminho certo.

      Bons estudos e boa prova,

      Bruno

      Responder
  3. Vinícius
    Vinícius says:

    Oi Bruno tenho duas versões do história da civilização ocidental, um em português de acordo com a 4ed inglesa e um original em inglês 9ed. Já percebi nos estudos que algumas informações do quarta foram retiradas e algumas datas atualizadas. Qual seria melhor estudar? Seria excesso se preocupar com edição? Na minha opinião prefiro ler original, mas o que é melhor para prova?

    Responder
    • Bruno
      Bruno says:

      Oi, Vinícius!

      A regra é: sempre leia a versão mais recente. Você faz muito bem em se preocupar com essa questão da edição.

      Apesar disso, não é recomendável que você leia obras da bibliografia em idioma estrangeiro. A razão é bem simples: a banca ainda tem o costume de, literalmente, copiar trechos dos livros ao elaborar questões. Caso você tenha lido o trecho em outro idioma, não conseguirá perceber as similaridades e diferenças no texto durante a prova.

      Como estamos falando de um livro de História Mundial que está perdendo espaço no CACD com o passar dos anos, não vejo problema em ler a versão mais antiga em português. Mas preste bastante atenção, essa é uma exceção. Não desenvolva o hábito de ler edições ultrapassadas de outras obras.

      Boa leitura!

      Responder
  4. Luiz Eduardo Andrade
    Luiz Eduardo Andrade says:

    Olá Bruno, nenhum livro específico de Segunda Guerra se faz necessário?! Muito grato sempre!!!

    Responder
    • Bruno
      Bruno says:

      Luiz Eduardo,

      não é necessário ler nenhum livro específico sobre o assunto. As obras nas quais a Guerra é abordada com mais profundidade sempre contêm dados sobre as batalhas e os impactos sociais do conflito. Isso não cai na prova.

      O que você precisa conhecer é a motivação dos atores, a lógica das alianças e detalhes relacionados aos tratados assinados. A maior parte dessas informações está no livro História das Relações Internacionais Contemporâneas, já mencionado aqui no post. Os demais aspectos são abordados nos outros livros também dessa lista.

      É importantíssimo que você evite desperdiçar seu tempo com livros sobre estratégias militares ou curiosidades sobre a Guerra. A banca nunca cobrou um item sobre isso. Invista seu tempo com inteligência e você chega lá!

      Caso ainda não tenha se registrado na Plataforma de Estudo de Atualidades, CLIQUE AQUI para se registrar. É importantíssimo seguir as notícias diárias para garantir uma boa nota na prova de Política Internacional.

      Bons estudos e sucesso no caminho!

      Responder
    • Bruno
      Bruno says:

      Ana Beatriz,

      sempre recomendo que os candidatos leiam as versões mais recentes dos livros, esse é o cenário ideal. Mas não é preciso comprar o mesmo livro somente por conta disso, a não ser que as edições tenham sido publicadas em datas muito distantes.

      Por exemplo, um livro de Geografia publicado no ano 2000 será substancialmente diferente de outro publicado em 2018.

      No seu caso não há necessidade de adquirir outro livro. Pode estudar com esse mesmo que você tem.

      Estou te esperando na Plataforma de Estudo de Política Internacional.

      Bons estudos!

      Responder
        • Bruno
          Bruno says:

          Ana Beatriz,

          eu não li esse livro e meus colegas aprovados também não, mas as recomendações do Luigi são extremamente confiáveis. Essa parte da matéria, em termos bibliográficos, é a mais controversa. Infelizmente não há uma obra específica que proteja o candidato de todos os movimentos insidiosos da banca. Sinta-se livre para seguir a recomendação do professor ou ler o tradicional “Fogo e Sangue”.

          Aqui vai o link: Born in Blood and Fire – Latin American Voices

          Bons estudos e acompanhe mesmo as notícias diariamente! =)

          Responder
  5. Danielle
    Danielle says:

    Olá Bruno. Estou me sentindo paralisada para começar e sem dúvida seu blog tem sido essencial. Assim como a plataforma, que estou acompanhando… Decidi que vou começar meus estudos pelas “histórias” e dois idiomas… e bateu uma dúvida… é recomendável a leitura completa de uma obra antes de comprar algum pacote de aulas ou ir consultando o assunto em cada fonte a medida que for abordado na aula?

    Responder
    • Bruno
      Bruno says:

      Danielle,

      a leitura prévia dessas obras :

      1) História do Brasil (Boris Fausto); e
      2) O Mundo Contemporâneo (Demétrio Magnoli).

      pode ajudá-la a compreender as aulas com um pouco mais de facilidade. Apesar disso, essa recomendação não é obrigatória. Mais cedo ou mais tarde seu professor pedirá que você realize essas leituras.

      Em relação aos idiomas, a partir de novembro o Atualidades Concursos oferecerá aulas em vídeo sobre:

      1) Resolução de Questões de Língua Inglesa para a Primeira Fase.

      Estamos preparando um super curso focado estritamente nas questões do CACD. Fique de olho.

      Qualquer dúvida, basta mandar sua pergunta.

      Bons estudos!

      Bruno

      Responder
  6. Danielle
    Danielle says:

    Sem dúvida ficarei de olho! Os idiomas hoje são a maior “pedra no encalço, acredito eu. Pois cursinhos de idiomas não basta, a preparação precisa ser focada, sem deixar de considerar os conhecimentos básicos de um cursinho.
    Obrigada pelo feedback.

    Responder
  7. Lucas Matheus Fernandes Lobo
    Lucas Matheus Fernandes Lobo says:

    Olá, boa noite! Gostaria de tirar algumas dúvidas quanto à bibliografia.

    1) Você poderia indicar algum local possível de venda do livro ”História da Civilização Ocidental”, do Edward Burns? Em caso negativo, haveria algum outro livro com as mesmas características?

    2) O livro ”A História não contada dos Estados Unidos” poderia, de alguma forma, substituir ou complementar a ”História dos Estados Unidos, do Leandro Karnal”?

    3) Há algum outro livro que possa substituir ”América Latina, uma História de Sangue e Fogo” nesse tema, pois até agora não consegui encontrá-lo nem na Estante Virtual e receio que o meu inglês não esteja ao nível do exigido por esse livro.

    Desde já, muito obrigado pela excelente bibliografia!

    Responder
    • Bruno
      Bruno says:

      Lucas,

      1) Está bastante difícil encontrar o Burns mesmo. Não se preocupe tanto com essa obra. Ano após ano a banca do CACD tem diminuído a relevância desse livro para o certame. Talvez você ainda encontre um exemplar no site Estante Virtual. Caso não encontre, não se desespere. Leia os demais livros recomendados e eles serão o suficiente para que você seja aprovado.

      2) Não li esse livro sobre Estados Unidos, portanto não posso fazer afirmações acerca de sua qualidade. O que eu posso te dizer é o seguinte: Não conheço nenhum aprovado que o tenha utilizado durante a preparação. Leia o História dos Estados Unidos (Karnal). Além de ser uma das obras mais divertidas da bibliografia, as informações contidas no livro são completamente confiáveis.

      Aqui tem um exemplar MUITO BARATO: História dos Estados Unidos. Das Origens ao Século XXI.

      3) Sim! Há outro livro: História da América Latina (Halperin Donghi).

      Bons estudos e sucesso!

      Bruno

      Responder
  8. Jessica
    Jessica says:

    Uau!!! Que trabalho incrível esse que você está fazendo. Já tô inscrita porque esse é o tipo de plataforma que com certeza ajuda aqueles bem leigos como eu que não sei nem por onde e como começar, literalmente! Kkkkk
    A vontade é de ler tudo de uma vez só, amo amo História Mundial.
    Parabéns e obrigada!

    Responder
    • Bruno
      Bruno says:

      Jessica,

      muito obrigado! O conteúdo do site certamente irá te ajudar a alcançar seus objetivos ainda mais rápido. Sempre que tiver alguma pergunta, basta me enviar uma mensagem.

      Bons estudos e sucesso!

      Bruno

      Responder
  9. Ana Toledo
    Ana Toledo says:

    Olá, boa noite, gostaria de saber se quem já possui o livro Diplomacia do Kissinger pode ler ele ou seria perda de tempo, e quais partes dele sao proveitosas.
    Muito obrigado!

    Responder
    • Bruno
      Bruno says:

      Ana,

      ler o Diplomacy por inteiro é um dos maiores crimes do CACD. É uma perda de tempo imperdoável. A obra é magnífica, mas deve ser lida apenas depois da sua aprovação.

      Como você já tem o livro, os capítulos 2, 4 e 5 podem ser utilizados como material de apoio.

      Bons estudos!

      Responder
  10. Ana
    Ana says:

    Olá Bruno, estou reunindo a bibliografia e gostaria de tirar uma dúvida sobre o livro do Burns: são dois volumes?
    Aproveitando a mensagem, tem algum post falando sobre fichamentos, métodos de estudo? Obrigada!!

    Responder
    • Bruno
      Bruno says:

      Ana,

      há uma versão que contém todo o conteúdo em apenas um volume e outra dividida em dois livros. No caso da versão em dois volumes, você precisa ler apenas o segundo. O primeiro trata de assuntos que não caem no CACD.

      Há um post sobre fichamentos: CLIQUE AQUI PARA LER.

      Em relação a métodos de estudo, estou desenvolvendo um guia de estudos bastante detalhado, ele será disponibilizado para o assinantes do Atualidades Concursos na Área VIP.

      CLIQUE AQUI PARA ASSINAR

      Bons estudos!

      Responder
  11. Filipe de Castro Oliveira
    Filipe de Castro Oliveira says:

    Você recomendaria o livro HISTÓRIA DA AMÉRICA LATINA de Gabriela Pellegrino e Maria Ligia Prado?

    Responder
    • Bruno
      Bruno says:

      Filipe,

      essa parte de América Latina é a que mais carece de bibliografia consolidada. Cada professor tem um livro preferido e a banca do CACD ainda não definiu uma obra específica.

      Eu li o História da América Latina (Pellegrino e Prado) três vezes. Esse foi o meu primeiro contato com a matéria. Embora não possa afirmar categoricamente que o livro seja o suficiente para exaurir o tópico do edital, posso dizer que essa leitura me ajudou bastante.

      Uma coisa é certa: para nós, que temos tão pouco contato com a História da América Latina durante os anos escolares, esse livro certamente ajuda, em maior ou menor grau, a compreender mais profundamente o contexto histórico do nosso continente. Portanto, leia-o.

      Bons estudos!

      Bruno

      Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *